quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

UM DEUS QUE FAZ A DIFERENÇA


Amados, a Bíblia é riquíssima em relatos de grandes feitos realizados por Deus. Desde o princípio de suas páginas, ela nos narra fatos que engrandecem a natureza poderosa do Senhor. E como parte destes fatos, conhecemos histórias de homens, mulheres, famílias e uma nação inteira que tiveram suas vidas transformadas pelo agir deste Deus.
Ao lermos a Bíblia fica claro que Deus fez, faz e sempre fará a diferença na vida daqueles que o tem por Senhor e Deus.
Atrevo-me a dizer que seria impossível imaginar a vida de Abraão, como a conhecemos hoje, se não fosse o agir de Deus. Se não fosse Deus, Sara, a esposa de Abraão, continuaria estéril e sem filhos, e sabe-se lá se Abraão teria conseguido prosperar tanto sem a ajuda de Deus. E o que pensar de outras pessoas como Davi, do ex-cego chamado Bartimeu, de Zaqueu, da viúva de Naim que teve seu filho ressuscitado por Jesus, de Jairo, de Paulo e muito outros que foram marcados pela presença de Deus.
Todos nós precisamos entender que não basta somente conhecer as grandezas deste Deus. É preciso buscá-lo, é preciso ouvi-lo, é preciso obedecê-lo.
Outra vida marcada pelo agir de Deus, foi a de Naamã. Um renomado comandante do exército do rei da Síria. Um homem vitorioso, vencedor de muitas batalhas, um guerreiro honrado pelo seu rei. No entanto a vida deste homem sofreu um grande golpe. Ele ficou leproso. E esta doença em seu tempo, era sinal de maldição, de pecado. Não se conhecia tratamento para a tal, e todos acometidos por ela deveriam ser afastados do convívio social, de suas famílias, seus empregos e não havia outro caminho se não conviver com os avanços constantes da doença. Que trágico, um homem vitorioso condenado a passar o restante de seus dias definhando por um caminho sem volta, sem esperança, aguardando somente a morte.
Este seria o fim de Naamã. Mas a história nos conta que ele ouviu falar de um Deus que poderia ajudá-lo. Uma escrava de sua casa, que havia vindo da terra de Israel, conhecedora das grandezas deste Deus e do que Ele operara pelo seu povo por meio de seus profetas, falou que se ele estivesse diante do profeta que havia em Israel, este poderia curá-lo. Ao que parece isto enche o coração de Naamã de esperança, pois, mais que depressa, fala com seu senhor, e vai à busca do profeta, em busca de Deus, em busca da solução de seus problemas.
É preciso que façamos como Naamã, ouçamos com fé os testemunhos das coisas que Deus faz. Pois Ele “é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20) e, para Ele não há nada que seja impossível (Gênesis 18:14).
Quando Naamã chega a Israel, o profeta não o recebe pessoalmente. Apenas lhe envia uma mensagem dizendo o que ele deveria fazer. E ele não aceita aquela situação, fica irado e resolve voltar para casa, pois nada havia acontecido como ele achava que deveria ser. E por conta disso quase perde a sua benção. No entanto, um dos seus criados lhe orienta a obedecer à voz do profeta. E ele resolve então ir e se lavar no rio Jordão.
Com a decepção de Naamã precisamos entender que pra alcançar a nossa vitória em Deus, é preciso ter fé, buscar a Deus, e aceitar os meios de Deus agir. Pois o tempo DEle não é o nosso, e os seus caminhos bem mais altos que os nossos. É preciso confiar.
Após os mergulhos Naamã levantou-se completamente restaurado de sua lepra. Sua pele ficou tão limpa como a de uma criança! E não somente isto, após ver o que Deus acabara de realizar em sua vida ele retorna a casa do profeta para lhe agradecer. E durante sua conversa ele declara que naquele momento ele passou, a saber, que não havia Deus em nenhum outro lugar se não em Israel, ou seja, que não havia Deus como o Deus que Israel servia. O Senhor transformou a vida espiritual e física de Naamã. Fez muito mais do que apenas o curar de uma enfermidade.

Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário