domingo, 6 de janeiro de 2013

CAMINHOS MAIS ALTOS É O QUE DEUS TEM PARA NÓS

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos."

Em tese, estamos indo para o céu. Sim, digo em tese, pois nem todos caminham junto a igreja de Deus com este propósito. Sim, outra vez digo em tese, pois nem todos, mesmo estando cheios de boa vontade, alcançarão este prêmio destinado aos santos de Deus.

Com objetivos, ritmos, expectativas diferentes, a igreja, chamada de Cristo, segue caminhando, esperando um dia alcançar o repouso prometido, a Canaã celestial. 

Assim espero eu que este ainda seja o real alvo da igreja.

Talvez questione você por que tanta incerteza e desconfiança... 

Hoje vos falo assim pelo que tenho visto, ouvido e vivido. A nossa realidade hoje, como por estes dias ouvi do meu pastor, faz o evangelho parecer uma esplêndida utopia. Uma obra fantasiosa, algo inatingível... a biografia da igreja chamada "primitiva", narrada em Atos dos apóstolos, me faz, como igreja contemporânea, olhar no espelho e pensar, isso é algo irrealizável!

Ou então, a imaginar que, o evangelista Lucas, deve ter tido a mesma inspiração e intenção do escritor Charles M. Sheldon, quando este escreveu o livro "Em seus passos que faria Jesus?" (Sugiro a leitura). Esta obra ensaia o que aconteceria se um grupo de cristãos se comprometessem a não fazer nada sem antes perguntar: "Que faria Jesus em meu lugar?", o resultado é que eles causam um impacto positivo na sociedade ao seu redor. Bem semelhante ao relato do evangelista, e, bem diferente dos nossos dias.

A igreja tem crescido, sim, a igreja tem crescido. Em número dos que se chamam "cristãos", mas o mesmo não se pode dizer dos que são chamados de cristãos... Quem ler Atos 11:26 vai ver que em Antioquia, os discípulos foram chamados e não se autodenominaram como tais.

A razão desta disparidade entre a igreja relatada nas páginas da Bíblia e a que vivemos hoje com certeza não está em Deus. Mas sim na igreja. Não falo da chamada igreja local, mas falo de mim e de você, falo da igreja de Cristo nesta Terra. Falo de nossos projetos, falo de nossas intenções, nossas expectativas, do tempo investido, dos recursos... Estamos aquém do que Deus tem para nós.

O profeta Isaías narra que os caminhos do Senhor são mais altos do que o caminho do homem. E, pra facilitar o nosso entendimento, ele faz uma equiparação dizendo que os caminhos de Deus são tão mais excelentes que os nossos, assim como os céus são mais altos que a terra. 

Por onde temos andado que ainda não conseguimos abalar positivamente este mundo? Por quais caminhos a igreja tem trilhado? Não sei. Quer dizer, eu sei. E tenho vergonha do que sei... Projetos pessoais em primeiro plano, altos investimentos questionáveis, auto-promoção, religiosidade nos moldes do farisaísmo, pessoas cobrando cachês para ministrar aquilo que receberam de graça, e outras coisas mais que não nos edifica em nada mencionar.

Não estamos seguindo a Deus pelos seus caminhos, mas sim pelos nossos. Os caminhos e pensamentos DEle exigem renúncia, os nossos são mais confortáveis e flexíveis de acordo com nossas agendas. Se chegaremos ao fim da trilha, não o sei. Talvez sim, mas com certeza chegaremos com aquela sensação de quando saímos de um parque de diversão ou de um shopping, e olhamos para trás e vemos que não aproveitamos tudo que o lugar tinha para nos oferecer... Foi bom? Foi, mas poderia ter sido bem melhor.

Deus tem caminhos mais excelentes para a sua igreja, ele sonha mais. E a igreja precisa despertar para desbravar por estes caminhos. Ainda há tempo, ainda há a necessidade que isto aconteça.

É só ler o capítulo 55 de Isaías que se poderá entender o convite de Deus a todos os povos. Ele diz: "O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço..." (Is 55:1)Através da sua graça, Deus externa seu amor a todos os povos e, por causa deste amor, o desejo de que haja arrependimento e conversão de todo homem, para que todos o busquem e o encontrem. E a igreja é peça fundamental neste processo, e precisa estar apercebida disto.


Precisamos tornar a seguir as pisadas de Cristo, e sermos Sua igreja nesta Terra.



Pense Nisso!

Um comentário:

Wellington Junior disse...

Muito bom
parabéns !!!!!!!!!!!!

Postar um comentário