sexta-feira, 19 de novembro de 2010

JESUS: COMILÃO E BEBERRÃO!

    O que você faz quando é convidado para uma festa de aniversário, um almoço, ou para um simples programa com pessoas "não-crentes"?
    Este tipo de convite assusta a maioria dos irmãos... Afinal, para a maioria do povo de Deus, estar num ambiente onde haverá bebida, músicas mundanas, conversas que não edificam é totalmente o oposto do que a Palavra de Deus ensina como um lugar ideal para um servo de do SENHOR estar.
Será mesmo assim?
    Há quem diga que: "isso não tem mais nada a ver comigo", "eu me sinto um peixe fora d'água", e os mais radicais: "Tá amarrado!"...
    Mas, será que tem que ser assim mesmo? É esse o exemplo deixado por Cristo para os Seus?
    Começo a pensar que não.
    Um tempo atrás fui convidado a uma destas festas. Resolvi vencer o preconceito interior e ir me assentar com os "publicanos e pecadores" por uma noite para comemorar um aniversário. Instantes depois de haver chegado, eu já estava pensando em voltar para casa. Como o esperado, e já mencionado, eu estava me sentindo um peixe fora d'água, não conseguia me misturar...o povo só sabia beber, falar palavrão,não havia nenhum assunto do qual eu pudesse me inteirar... E por isto, eu estava fechado, incapaz de crer que Deus pudesse agir, ou até mesmo estar, naquele lugar, queria mudar aquele quadro, mas não enxergava uma brecha.
    Até que fui surpreendido ao ser convidado a orar pelo aniversariante. Por não querer enfadar os presentes, fiz uma oração breve, com palavras simples ao entendimento de todos, sem citação de versículos, ou frases comuns aos cristãos. E, para minha surpresa, quando comecei a orar, todos fecharam os olhos, largaram as bebidas, pararam de falar palavrão e ficaram em silêncio a participar da oração. Após o meu "amém", a maioria aplaudiu e seguiu-se o famoso parabéns.Após o assoprar das velinhas, um dos que estavam presentes, com quem eu conversava durante a festa, veio me pedir desculpas e agradecer pelas palavras ditas na oração. Foi aí que comecei a me sentir incomodado por minha atitude, me lembrei de uma parte de um versículo que começou a martelar meus pensamentos :"... Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores."( Mt11:19).
    E então percebi meu erro...Eu estava ignorando o exemplo do mestre. O versículo acima é uma citação do próprio Cristo, reproduzindo o que diziam ao seu respeito por causa das pessoas com quem Ele andava.
    Foi aí que percebi que ficamos tão preocupados em não dar "mau testemunho", em não nos misturar, em fugir da aparência do mal, que acabamos esquecendo daqueles que são o alvo da missão da igreja.(Devemos fazê-las sim, mas sem esquecer da nossa principal missão). Jesus foi repreendido pelos religiosos de sua época por se sentar a mesa com os "publicanos e pecadores", por visitar a casa de pessoas malquistas pela sociedade como Zaqueu. E por que ELE fazia isto?
    Porque Ele sabia bem que "os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes;"(Mc2:17)
    Não será nos isolando dentro dos nossos templos que vamos salvar a sociedade. Não será abandonando nossas amizades que vamos levá-las aos pés de Cristo. Precisamos estar no velador, no lugar aonde todos possam nos ver, para que vejam a luz que está em nós. E, algumas vezes, este velador não será dentro das igrejas, ou outros locais aonde já há muita luz. Mas, sim nas festas e programas aonde menos imaginamos.
A maioria das pessoas tem um conceito muito embaraçado do que é ser cristão. Pensam ser um estilo de vida muito chato, antipático e nada atrativo. E, parte disto se deve pelo comportamento dos santos com os quais elas convivem...
    Precisamos tirar os olhos da religião, e colocá-los sobre JESUS. Deixar de fazer somente aquilo que pensamos estar certo e passar a fazer o que ELE faria.
    Não estou fazendo uma apologia a uma vida de libertinagem, e nem a um "cristianismo" falsificado e barato que alguns tem praticado. Mas, precisamos ampliar a nossa visão a cerca do que Deus pode e quer fazer através das nossas vidas. JESUS foi a festa de casamento, visitou casas indignas, conversou com indivíduos estigmatizados pela sociedade. Mas, mesmo assim ELE nunca deixou de ser DEUS. Assim como ELE, podemos estar juntos daqueles que mais precisam de nós, sem deixar de ser seus servos e sem deixar de testemunhar do seu AMOR.


"a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne." (Jd1.23)
Pense nisso!

Não se reprima! rsrs Comente!
Até o próximo
Volte sempre.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu gostaria que todos os cristãos tivessem a mesma visão que voce tem, como eu sei que não é possível, ficaria feliz se essa sua mensagem conseguisse abrir a mente daqueles que se fecham para o mundo e que se julgam melhores e salvos por somente frequentar uma igreja e esquecem de amigos e até mesmo familiares.

Leandro, desde a primeira vez que li o seu blog, sem ao menos voce me apresentar a ele, lhe falei que voce tem um grande potencial de escrever, de transformar seus pensamentos em palavras objetivas e compreensivas a todos, então, NÃO SE REPRIMA e continue a escrever...

Um abraço, bate.

Vanessa Brasil disse...

Oi leandro! Achei interessante. Concordo com o que foi escrito. E mais... Os cristãos usam trechos da Bíblia pra justificar seus preconceitos: "Luz não se mistura com trevas!", ou "Não devemos sentar na roda dos escarnecedores!", perdendo a oportunidade de influenciar e fazer diferença. Usando a Bíblia pra se justificar e não pra pregar a verdade do Evangelho.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR IRMÃO.
ESTAVA LENDO SEU COMENTARIO, MUITO BOM.
IRMÃO ESTOU TE PEDINDO UMA AJUDA, POR LI NESSA PASSAGEM ASSIM " Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem " .
ESSE VEIO O FILHO DO HOMEM ERA JEUS NÉ ?
SE ERA JESUS ELE ESTA COMENDO E BEBENDO SIM NÉ IRMÃO ?
POR FAVOR ME ESCLAREÇA ISSO, SOU EVENGÉLICO, NÃO ESTOU AQUI QUETIONANDO, MAS SIM QUERENDO OPINIÕES, POR QUE ESSA PASSAGEM ESTA ME DEIXANDO MUITO CONFUSO.
FICO AGUARDANDO RESPOSTA . UM FORTE ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE

Leandro Chagas disse...

Olá!
Em primeiro lugar quero agradecer sua visita ao blog, seja bem-vindo! E, sinta-se a vontade a deixar seus questionamentos, opiniões e críticas. Peço tão somente que se identifique-se nos próximos.
Bom, sim "O Filho do Homem" é Jesus. E, "comilão e beberrão" era como alguns dos judeus, movidos por inveja e ciúmes, o chamavam pelo fato de Ele se assentar a mesa com os pecadores. Ele comeu e bebeu com eles sim, mas sem contrariar o plano de Deus. Sem abrir mão de Sua Santidade. Paz!
Até a próxima!

Postar um comentário