domingo, 5 de dezembro de 2010

CADÊ O CRESCIMENTO?


    O crescimento espiritual dentro do Reino de Deus é uma experiência fascinante, contagiante, renovadora.
    É maravilhoso poder vivenciar o crescimento de uma congregação! As primeiras conversões, um número cada vez mais expressivo de batizandos, os cultos cada vez mais cheios, a necessidade de aumentar o templo, consagrar mais obreiros, fundar outras congregações, ampliar, aumentar e multiplicar... Que maravilha!
    Oxalá (Quem dera!) fosse sempre assim!
    Pois, é isto que Deus planeja, é isto que os LÍDERES e os membros desejam, e, até mesmo uma boa parte da sociedade espera.
    Mas, a grande questão é: E QUANDO O CRESCIMENTO NÃO OCORRE? 
    ...Passam os meses, os anos, e NADA. Ou então, somente UM POUCO daquilo que SE ESPERAVA é o que acontece... quanta frustração...
Mas, e aê, CADÊ O CRESCIMENTO? POR QUE "ESTA" IGREJA NÃO CRESCE? POR QUE AS VIDAS NÃO SE CONVERTEM? POR QUE...? POR QUE...?
    As comparações começam e as criticas também. Alguns se mudam para pastos mais verdejantes. Outros, desiludidos, decidem retornar ao Egito. Outros mais acham que é assim mesmo, afinal estamos nos últimos dias e a obra de Deus é espinhosa, e, somente uma minoria continua lutando contra a corrente em busca do crescimento.
    Quando se chega a este ponto, é fato, a culpa recai na  conta da liderança... A membresia, assim como o casal no Jardim do Éden, reluta em aceitar sua parcela de culpa e tende a transferi-la totalmente para outro.E assim, ignoram a resposta cabal para a falta de crescimento:
Sem crescimento individual, não há crescimento de um grupo.
     Não há como uma igreja crescer sem que seus membros cresçam primeiro! Não há como os cultos serem uma benção, se os que se apresentam no santuário vem para assistir e não para prestar culto. Não há como melhorar a estrutura material do templo se os membros não reconhecem a importância de suas ofertas. Não há como ocorrer salvação de vidas se o povo não dá importância a prática regular da evangelização. E por aí vai...
     O crescimento de uma igreja não é um fenômeno que acontece sozinho. Uma igreja não cresce por si só, e nem pelo esforço solitário de um líder, ou pelo agir sobrenatural de Deus. É preciso investir. E não falo unicamente de investimento financeiro, mas sim de atitudes por parte dos que ali congregam. Atitudes que os levem a praticar nada a mais do que aquilo que a Palavra de Deus os orienta, e em alguns momentos ordena, que se faça.
     Cada cristão precisa se conscientizar de que o Senhor espera que ele, a cada dia de sua vida, cresça na sua carreira cristã. Mas, é ele que precisa buscar. E não ficar esperando o belo dia em que o tal crescimento virá (até porque, se ficar esperando, vai se cansar, porque ele não virá!). É ele que precisa lutar para vencer seus obstáculos e limitações pessoais para chegar aonde Deus o quer.
"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."(2 Pedro 3:18)
     É preciso crescer! É necessário conhecer mais da graça de Deus e de seus atributos!
    Como dizemos servir a Deus, se não o conhecemos de fato através do que ensina Sua Palavra? Isto, a mesma palavra que é ensinada aos domingos pela manhã, num culto chamado Escola Bíblica Dominical. Como dizemos ser filhos de Deus, se não há comunicação regular -oração- algo tão comum entre Pais e fihos?
     Assim como Paulo diz em uma de suas cartas, precisamos acabar com as "coisas de menino" (I Cor 13.11). É tempo de mudar, de amadurecer, de acabar com certos comportamentos e agir como homens e mulheres na fé - maduros - despojando-nos assim das coisas que nos impedem de experimentar o melhor de Deus.
     Cada um dos membros é responsável pelo crescimento do corpo de Cristo!
     Comprometa-se com esta causa, Deus conta com você, e muitos estão dependendo de você.
     
     
     Pense nisso!
Um forte abraço! Até o próximo!
     Seja um colaborador deste projeto. Ore, comente, divulgue.

2 comentários:

Vanessa Brasil disse...

Na Bíblia existem muitos relatos de Igrejas capengas. As Igrejas recebiam cartas de incentivo, mas também de exortação. O que demosntra que na época alguns cristãos já não tinham as motivações corretas.

Para mim, tudo começa pelo amor e gratidão que sentimos pelo Senhor. Pelo que Ele fez por nós. Essa é a real motivação pela qual nos doamos para Cristo e cumprimos Seu chamado. Aquele que tem experiências maravilhosas com Deus e o ama, quer compartilhar desse amor, dessa paz. Isto é um comprometimento individual. Um desejo espontâneo por fazer algo na Obra de Deus com alegria e prazer. Evangelizar é essencial, não para trazer números e quantidade, mas pelo que foi ordenado por Jesus e sabemos bem. Pregar a Verdade, o arrependimento dos pecados, a vida em Santidade, isso certamente é fundamental para o crescimento.

Agora, porque ela não cresce? Sinceramente tentei responder, mas a Obra é feita por nós, pessoas imperfeitas. Aí um desanima, o outro também desanima, um faz tudo do seu jeito, aí o outro fica triste... E nada anda.

Mas existe um texto lindo do Ap. Paulo, que assim como nós também foi homem imperfeito, mas fez sua parte: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." Eu quero dizer isto!

Unknown disse...

I Coríntios 3:6 Declara que "Eu plantei,Apolo regou;mas o crescimeto veio de Deus.
Então somos cooperadores no crescimento,precisamos tomar a posição e continuar a fazer nosso papel de lançar a semente que é de fundamental importância p/ o Reino De Deus..Paz!!
Deminis Menezes

Postar um comentário