sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A QUEM VOCÊ TEM DADO OUVIDOS?

   É notório como somos influenciáveis pelas palavras. Sendo elas escritas ou faladas, exercem um enorme poder sobre as nossas emoções, sobre nosso lado racional, sobre nossas atitudes.
Com elas podemos persuadir, discipular, estimular, derrubar, incitar multidões ao ódio, ou ao amor. 
   A história mostra como Adolf Hitler foi capaz, através de seus discursos persuasivos, de disseminar por toda uma nação e parte do mundo seu ódio e sua filosofia nazista. Com sua oratória, promoveu a guerra, espalhou ódio, a crueldade e a destruição. Paradoxalmente, temos conhecimento de outros homens que através de seus sermões promoveram a paz, o amor, a igualdade racial e foram profundamente positivos à humanidade. A exemplo temos Gandhi, Martin Luther King, Jesus Cristo.
   Mas esses homens conseguiram seus objetivos porque foram seguidos. Alguém lhes prestou a atenção.  Pessoas abraçaram seus ideais, e colocaram em prática aquilo que estava em suas mentes. Fizeram discípulos. Os resultados? Em todos os casos dependeram do que foi semeado.
   Prestemos atenção ao fato de que este ciclo não se encerra nas páginas dos livros ou nas biografias contadas pelos filmes. Nós fazemos parte desta história. Somos nós que muitas vezes nos levantaremos a falar. Ou então, seremos nós que algumas vezes estaremos a ouvir e a vibrar. E posteriormente, a reproduzir os frutos do discurso assistido, da conversa, da fofoca compartilhada e de uma simples frase.
   E qual a proporção que isso poderá alcançar? Quem saberá? Jesus começou apenas com doze homens e algumas poucas mulheres.O resultado? O fato de a História da humanidade ser dividida em Antes de Cristo e Depois de Cristo já esclarece tudo. (Quem leu a última postagem vai entender, a língua é um fogo).
   Por esta razão lhe pergunto: A QUEM VOCÊ TEM DADO OUVIDOS? Dentro de sua família, seu ciclo de amigos, local de trabalho, programas de televisão ou rádio, internet, ou até mesmo dentro de sua igreja. Já parou pra pensar que você pode estar alimentando sentimentos indevidos, sendo precipitado, preconceituoso, ou praticando algo errado por estar dando ouvidos ao discurso errado?
   Estejamos atentos aos exemplos que nos foram deixados. Num primeiro momento, Israel deixou de entrar na terra prometida por causa de sua desobediência e incredulidade. Escolheram dar ouvidos a vóz da maioria do que à Deus. Se apegaram ao discurso dos dez espias, e quase apedrejaram aos dois que escolheram acreditar na promessa do Senhor. E por darem ouvidos as pessoas erradas, seu coração se encheu de medo e desânimo, críticas e desejo de retroceder. Provocaram a ira no Senhor.
   Num momento em que qualquer louco pode subir ao púlpito, manter um programa de televisão, de rádio, ou um BLOG dizendo estar falando em nome de Deus, como saber quem está certo? O livro de Atos nos narra o seguinte: "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo" (At 17:11). Percebeu? Eles ouviam e examinavam, investigavam, as Escrituras para saber se aquilo que ouviam era a verdade. No Salmo 119, o salmista disse: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sl 119:105). A verdade que nos guia é a Palavra de Deus, e não aquilo que dizem ser a Palavra de Deus.
   Devemos dar ouvidos somente a verdade. E ela nem sempre estará com a Maioria, com os que estão em eminência, com os que estão cheios de boa intenção, portanto seja inteligente, examine! Fuja das más conversações. 


Pense Nisso!

Um comentário:

Caroline Guerra disse...

#Muito inteligente esse meu noivo heim..rs

Postar um comentário