domingo, 20 de novembro de 2011

MAS, POR QUE SENHOR?

Ele diz: "Uma noite mostra sabedoria a outra noite" (Sl 19:2).

Mas eu ignoro e insisto a questiona-lo com meus "por quês"...

Ele carinhosamente insiste em afirmar que Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2)

Porém, estou abatido demais com os últimos acontecimentos para entender o que é tão claro, e permaneço a questionar aquilo que toda a criação proclama diante de mim a cada anoitecer sem linguagem e nem fala - O SENHOR É SÁBIO.

 E eu, controlado pelas minhas emoções, teimo em lutar contra Ele...

Quem sabe se eu argumentar, expor a Ele meus pontos de vista, lhe narrar nossos sonhos, tirar da gaveta os rascunhos com nossos projetos cheios de boas intenções, pode ser que Ele volte atrás. 

A Sua Palavra testifica sobre Seus feitos. Ela narra vários relatos nos quais Ele foi capaz de ressuscitar mortos, dar vista aos cegos, restituir a saúde aos enfermos. Ou seja, Ele é um Deus capaz de desfazer o que já aconteceu, tornar a deixar as coisas como eram antes ou até melhores. Eu sei que pode... Eu vou falar com Ele! Eu sei que Ele vai me ouvir.


Pai, ...

Como um pai que compreende e suporta um filho, em silêncio ele me ouve até se esgotarem as palavras... Ampara de meus olhos até a última lágrima... Espera pacientemente até que eu me acalme. E, quando me mostro disposto à ouvi-lo, me faz recordar de algo que Ele disse há muito tempo atrás:

"...os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, ... Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is 55:8-9)


Então, enquanto meneio a cabeça, ele rompe o silêncio mais uma vez me trazendo a memória as histórias de Jó e José. Homens que como eu, tiveram de passar por situações que não buscaram. Sofreram perdas irreparáveis, acusações, privações... Tiveram seus sonhos e planos bruscamente interrompidos. 


Procura me fazer entender que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).


Me traz a memória que assim como na vida daqueles homens, Ele também tem um propósito na minha vida. E que, embora eu não entenda os "porquês" de tudo agora, eu preciso perseverar e confiar que ELE sempre estará no controle.

Que, enquanto eu vejo o agora, Ele vê bem mais adiante.


Que, enquanto eu me preocupo em como vou ficar agora, Ele está pensando em quantas vidas Ele poderá alcançar através da minha.


E também que, enquanto eu lamento pelos projetos temporais que foram suspensos, Ele está trabalhando para que o projeto de crescimento do Seu Reino, que é eterno,  não seja interrompido.


                                                 ...


Sempre haverão situações de difíceis compreensão para nós. Uma mudança inesperada, a perda de um ente querido, uma resposta negativa... E é natural o nosso imediato questionamento a Deus.


Criamos expectativas quanto ao nosso futuro. Mas uma coisa que não podemos esquecer é que, Deus tem planos e caminhos mais altos que os nossos. Caminhos que, se dependesse de nossa escolha, nunca passaríamos por eles.  Afinal, a saudade dói demais, o prognóstico médico negativo apavora, a acusação infundamentada faz adoecer. É difícil enxergar algo de positivo em meio a tempestade. 


Mas Ele, sabe o que é melhor para nós e tudo o que podemos suportar, como um bom pastor, nos conduz em todas as situações para nos dar o futuro que esperamos. Ele bem sabe os planos que tem para cada um de nós.


E, como Davi que declarou a Saul que o Senhor que lhe havia concedido vitória antes contra o leão e o urso, também lhe livraria daquele gigante filisteu. Você também pode confiar que diante desta situação Deus é poderoso pra fazer você vencer e sair desta batalha com uma fé mais madura.


Pense nisso!









Nenhum comentário:

Postar um comentário