terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!

       Por mais estranho que possa parecer para alguns, a escolha da data 25 de dezembro não tem nada  a ver com o dia do nascimento de Jesus. E, de acordo com os relatos dos evangelhos é pouco provável que ELE tenha nascido nesta época. Na verdade, trata-se da cristianização feita pelos romanos de uma data pagã, na qual se celebrava o nascimento do “deus sol”. Não havendo nenhum relato sobre a comemoração desta data pela igreja primitiva.
       Sendo assim, torna-se errado para o cristão comemorar o natal? É somente uma festa promovida pelo comércio? Penso que não, ela pode ser bem mais do que isso. Mesmo não havendo nenhum registro de uma data precisa do nascimento de Cristo, é ponto pacífico entre os estudiosos que o homem Jesus nasceu! Há provas que vão além das páginas dos evangelhos que comprovam que o Filho do homem, veio a este mundo, habitou dentro das fronteiras de Israel, anunciando o seu evangelho e fazendo discípulos.
     O que realmente importa não é quando se comemora, mas o que se comemora. Como cristãos sabemos que ELE é mais do que um grande homem que viveu no passado. Parafraseando o que o velho Simeão disse - Ele é a salvação preparada por DEUS a vista de todos os povos para revelar o caminho DELE- (Lucas 2.30-31). Ele é o próprio DEUS que veio ao mundo para iluminar todos os homens (João 1). Nele Deus estava reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados (2 Coríntios 5:19). E se ELE não tivesse nascido, não teria sido crucificado, morto e ressuscitado, e assim seria vã a nossa fé.
     Portanto, o natal deve sim ser uma data festiva, um dia para celebrarmos tão grande dádiva que o SENHOR nos deu, a SUA Graça através da vida de SEU único Filho. Uma época em que todos estão propícios para ouvir sim que o Filho de DEUS veio a este mundo expressar o amor do PAI por toda a humanidade.
     É claro que, como ocorre em todas as datas comemorativas, há um apelo muito forte por parte do comércio para favorecer as suas vendas. No mês de novembro já tem loja anunciando que já é natal, e o fazem distorcendo o verdadeiro sentido da celebração, nesta data em especial, o foco deles não é lembrar do nascimento do SALVADOR, mas o ganhar presentes do bom velinho, ou dar a quem se ama; utilizar o décimo terceiro para reformar a casa, aproveitar as promoções de final de ano, ou se empanturrar depois das 0 hrs. Raras são as vezes em que o primeiro choro do SALVADOR é lembrado nos corações.
     A Bíblia deixa transparecer que um dos métodos pelos quais DEUS ensinava ao seu povo, era pelo estabelecimento de festas anuais, dias consagrados, verdadeiros memoriais que serviriam para os lembrar da sua história e dos feitos realizados pelo Seu DEUS. E a igreja precisa olhar para a festa natalina como uma oportunidade de anunciar a este mundo que o Filho de DEUS nasceu, trazendo salvação a toda a humanidade. Pregando a este mundo o verdadeiro natal!
     Portanto meu amado, dentro das suas condições, enfeite a sua casa, apronte seu pisca-pisca e programe sua ceia familiar. Mas, não deixei de refletir e anunciar que o motivo de toda essa comemoração é o nascimento de Jesus, o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo!



Feliz Natal!                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário